terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Programa do Curso

MÓDULO I - MATRICIAMENTOS DA FORMAÇÃO DOCENTE

  • Trabalho e Educação 30h/a
  • História da escolarização no Brasil – ênfase na EJA e na Educação Profissional 30h/a
  • Trajetórias e saberes docentes na Educação Básica, na Educação de Jovens e Adultos e na Educação Profissional 30 h/a
  • Psicologia da Adolescência e da Vida Adulta - 30h/a – Santa Maria e São Vicente não colocaram esta disciplina / optaram por Educação e as Tecnologias da Comunicação com mesma carga horária
  • Invenções e intervenções pedagógicas - 10h/a
  • Metodologia da Pesquisa – 15h/a

 

TOTAL 145 h/a

Trabalho do módulo: Memorial de cada aluno – individual

 

MÓDULO II – GESTÃO ESCOLAR E SUAS INTERFACES

  • Políticas sociais e políticas educacionais 30 h/a
  • Metodologia de Pesquisa em Educação – 15h/a
  • Políticas educacionais e a gestão da escola – 30 h/a
  • Projetos políticos pedagógicos - 30h/a
  • Invenções e intervenções pedagógicas - 10h/a
  • Currículo e Avaliação no PROEJA 30/a

 

Total 145 h/a

Trabalho do Módulo: Pesquisa da realidade escolar do PROEJA, viabilizando instrumentos de investigação, que envolvam pais, alunos, professores, funcionários e instituições da comunidade escolar – tarefa executada em grupo.

 

Módulo III – EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

  • Escola e ética do cuidado – 30h/a
  • Invenções e intervenções pedagógicas - 10h/a
  • Sujeitos da Educação: gênero, etnicidade, questões geracionais, éticas religiosas, pessoas com necessidades educativas especiais, trabalho e geração de renda 30h/a
  • Metodologia de Pesquisa em Educação 15 horas

 

Total 85h/a

Trabalho do Módulo: Apresentação de sua idéia / intenção de pesquisa para o trabalho de conclusão da Especialização – seminário geral da turma

 

TOTAL DO CURSO: 375 HORAS AULA

0 comentários:

 
Copyright 2006 | Andreas02v2 by GeckoandFly and Anderssauro
Nenhum conteúdo desse blog pode ser reproduzido sem prévia autorização. Os Populares