Justificativas e objetivos do Curso
O curso atende a uma demanda da Secretaria de Educação Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação, a fim de capacitar os docentes dos Centros de Educação Tecnológica (CEFETs) e das Escolas Técnicas e Agrotécnicas vinculadas às Universidades Federais para atuarem no PROEJA (Programa de Educação Profissional Integrada à Educação Básica, na Modalidade Educação de Jovens e Adultos). O curso é subsidiado com recursos do MEC, não representando ônus para os professores.
Tem como objetivos específicos:
- Formar profissionais especialistas da educação por meio do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores pertinentes à atividade da docência no Programa de Educação Profissional Integrada à Educação Básica, na Modalidade Educação de Jovens e Adultos.
- Contribuir para a implementação democrática, participativa e socialmente responsável de programas e projetos educacionais, bem como identificar na gestão democrática ferramentas que possibilitem o desenvolvimento de estratégias, controle e organização do PROEJA.
- Produzir conhecimentos como síntese da formulação e implementação teórico-prática da proposta integrada de educação profissional, da educação básica e de educação de jovens e adultos.
Necessidade e importância do Curso para a UFRGS, região e área de conhecimento
A Escola Técnica da UFRGS está implementando o PROEJA de forma articulada ao Colégio de Aplicação, sendo que este último oferece as disciplinas relacionadas ao núcleo comum do Ensino Médio. Aos dois estabelecimentos de ensino vinculados à UFRGS cabe articular Educação Profissional ao Ensino Médio com alunos da Educação de Jovens e Adultos, ou seja, alunos de classes populares, fora da denominada “idade regular”, um público inédito para programas de Educação Profissional e Ensino Médio que vinham atendendo alunos em idade regular.
Há demandas das Unidades de Ensino vinculadas ao Centro de Educação Federal Tecnológica de Pelotas, quais sejam, Sapucaia do Sul e Charqueadas que também estão executando turmas de PROEJA no nível médio.
As prefeituras de Charqueadas e São Leopoldo vão se candidatar no edital que o MEC lançará para expansão do PROEJA junto ao Ensino Fundamental, sendo necessário capacitar seus professores para atender esta demanda.
A Divisão de Educação de Jovens e Adultos e a Superintendência de Educação Profissional da Secretaria de Educação Estadual também pretendem se candidatar ao edital e implantar o PROEJA como experiência em sua rede. As duas turmas de especialização PROEJA de Porto Alegre vem atender a esta demanda de formação continuada dos professores das redes federal, estadual e municipal. Ocorre ainda uma demanda específica para o PROEJA indígena, sendo reservadas vagas para graduados indígenas kaigang e guarani das aldeias do Rio Grande do Sul.
É fundamental que se implemente uma política pública estável voltada para a Educação de Jovens e Adultos, a qual deve contemplar a elevação da escolaridade com profissionalização no sentido de contribuir para a integração sociolaboral de um grande contingente de cidadãos cerceados no seu direito de concluir a educação básica e de ter acesso a uma formação profissional de qualidade.
Por ser esse um campo peculiar de conhecimento, o PROEJA exige que se implante uma política específica para a formação de professores para nele atuar, uma vez que há carência significativa no magistério superior de uma sólida formação continuada de professores para atuar nessa esfera. Entende-se que a formação docente é uma das maneiras fundamentais para se mergulhar no universo das questões que compõem a realidade desse público, de investigar seus modos de aprender de forma geral, tendo em vista compreender e favorecer lógicas e processos de sua aprendizagem no ambiente escolar.
Desta feita, a função principal do curso corresponde à formação de profissionais com capacidades para atuar na elaboração de estratégias, no estabelecimento de formas criativas das atividades de ensino-aprendizagem e de prever pro-ativamente as condições necessárias e as alternativas possíveis para o desenvolvimento adequado da educação profissional técnica integrada à educação básica na modalidade Educação de Jovens e Adultos, considerando as peculiaridades, as circunstâncias particulares e as situações contextuais concretas em que programas e projetos deste campo são implementados.
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